unhas amareladas

Unhas Amareladas: Como prevenir e tratar – Dicas de manicure

Unhas amareladas, além de apresentarem mal aparência, são sinais de que suas unhas precisam de um pouco de descanso!

A maioria das unhas começam a ficar amareladas depois de longos períodos seguidos utilizando esmaltes, acetonas e outros produtos químicos. Para prevenir esse problema, porém, não precisa de nenhum tratamento complicado, basta alguns cuidados bem simples.

É ideal que, entre períodos de decorações e tratamentos, as unhas permaneçam dias sem camadas de cobertura para que possam respirar. Caso suas unhas ainda não tenham passado por esse problema, a dica para prevenir é: descanso entre uma esmaltação e outra!

No caso de unhas já amareladas, temos algumas dicas para você tratar a aparência e poder voltar a usar apenas aquela base. Principalmente quando não estiver no clima de decorações!

Unhas amareladas: o que pode ser?

Na área médica, se você perguntar por unhas amareladas, o profissional, muito provavelmente, achará que você está falando de uma infecção por fungos. Mas, na área das manicures, as unhas amareladas são outra coisa: uma coloração amarelada que mancha as unhas e dão um aspecto desagradável.

De acordo com especialistas, entre as principais causas deste problema, estão:

  • o uso de esmaltes com uma coloração forte;
  • pintar as unhas constantemente, ou seja, nunca deixar as unhas sem esmalte;
  • polimento ou lixamento das unhas, permitindo, portanto, que o esmalte fique retido nas unhas;
  • e, por fim, ressecamento e desidratação das unhas e cutículas.

Além disso, é importante saber que existem outras causas para as unhas amareladas, como tabagismo, alterações no fígado e uso de medicamentos. Nestes casos, procure um especialista.

Unhas amareladas: o que fazer?

Vamos, então, ver como clarear unhas amareladas. Existem várias receitas e todas elas envolvem alguma forma de retirar os produtos que impregnaram as fibras de suas unhas e causaram o aspecto amarelado.

A seguir, veja as principais receitas caseiras para clarear as unhas amareladas.

Água Oxigenada + Bicarbonato de Sódio

Sabe aquela água oxigenada parada na caixinha de primeiros-socorros? Então, ela vai poder te ajudar nessa! Além de agir no clareamento dos cabelos e dos dentes, essa água milagrosa serve, também, para te livrar do amarelo das unhas.

Outro aliado essencial para sua missão de clareamento é o bicarbonato de sódio.

Na verdade, a solução é bem simples. Primeiro, em um pote com água morna coloque uma colher de sopa de água oxigenada. Depois, mais uma colher de sopa de bicarbonato. Em seguida, misture bem e, por fim, deixe suas unhas descansarem dentro do líquido por 10 minutos.

Veja, é importante que suas unhas estejam sem qualquer esmalte ou outra cobertura. Inclusive, a água oxigenada deve ser de 10 volumes. Finalmente, o procedimento pode ser realizado uma vez por semana e não tem contraindicações!

Vinagre

Outro produto que pode ser usado no clareamento das unhas é o vinagre branco. Além de limpar as manchas, ele irá tirar todas as impurezas de suas unhas.

Nesse caso, o produto não precisa ser misturado ou diluído na água. Basta adicionar a medida de uma xícara de vinagre em um recipiente. Depois, é só mergulhar as unhas por 30 minutos. Após o procedimento, as unhas devem ser lavadas com sabonete líquido e água morna.

Suco de limão ou abacaxi

Outra opção mais natural é utilizar suco de limão ou abacaxi. Você vai precisar, como na primeira receita, de 1 xícara de água morna. Depois, adicione 1/4 de xícara de suco puro, passado na peneira, de limão ou abacaxi. Se quiser, coloque também 2 colheres de sabão líquido neutro sem corantes.

O processo é idêntico aos anteriores, só muda a quantidade de tempo: deixe de molho por 5 minutos, neste caso.

Atenção!

Para quem já realizou os tratamentos e não obteve o resultado desejado, cuidado! As unhas amarelas podem estar relacionadas a outros problemas, como infecções. Nestes casos, procure auxílio médico.

Não esterilizar materiais utilizados nas unhas, ou até mesmo usar acetona em excesso podem causar infecções mais sérias, inclusive por fungos. Fique atenta, observe suas unhas e certifique-se de que todas as regras de bio-segurança estão sendo seguidas durante a manicuração.

Em caso de dúvidas, confira:

Como prevenir unhas amareladas?

Você vai clarear suas unhas com essas dicas, com certeza. Mas, como prevenir que elas voltem a ficar amareladas? Veja algumas dicas:

  • Às vezes suas unhas precisam descansar, então, fique alguns dias sem esmalte;
  • Quando estiver no período de descanso, hidrate muito bem suas mãos com produtos específicos;
  • Ainda durante o intervalo, procure usar bases fortalecedoras;
  • Evite removedores com acetona, prefira os menos agressivos;
  • Sempre use base antes de aplicar o esmalte com pigmentação, afinal, ela protegerá mais suas unhas.

Finalmente, você está pronta para se cuidar! Unhas amareladas nunca mais, combinado? Se quiser, marque a gente no Instagram e mostre como suas unhas ficaram clarinhas depois do tratamento.

E, se você é manicure iniciante, não esqueça de orientar suas clientes corretamente. Para saber mais sobre os equipamentos de trabalho que você precisa comprar, veja:

unhas amareladas

Leave a Comment