unha encravada dicas para manicures iniciantes

Unha encravada: 5 dicas essenciais para manicures iniciantes

Unha encravada é um quadro que, cedo ou tarde, vai chegar até a manicure. Agora, a manicure deve ou não desencravar unhas?

Esse assunto é polêmico e gera muita conversa sobre o tema. Afinal, não é algo simples. Por um lado, os profissionais de podologia possuem um conhecimento mais aprofundado sobre a técnica.

Por outro, porém, as manicures, muitas vezes, aprendem a fazer este trabalho na prática e podem oferecer este serviço a quem não possui condições de pagar pelo atendimento de outros profissionais.

Saiba mais:

O que é unha encravada?

unha encravada dicas

Unha encravada, ou onicocriptose, é uma inflamação que acontece quando a unha, geralmente a do dedão do pé, cresce em direção à pele, causando um ferimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, atividades que causam traumas nas unhas podem contribuir para o surgimento deste problema.

De qualquer forma, o ideal é que a manicure iniciante saiba muito bem a melhor forma de orientar suas clientes, assim como também dê dicas de como tratar, além de dominar as formas de prevenção deste problema. Confira, então, 5 dicas essenciais sobre unhas encravadas para manicures iniciantes.

1. Tratar unha encravada é sempre um risco

Não há dúvidas que tratar a unha encravada traz muito alívio para a cliente. De fato, a manicure que consegue acabar com o sofrimento da freguesa, conquista sua confiança e a torna fiel.

No entanto, também é verdade que desencravar uma unha é sempre um risco. Qualquer inflamação que a cliente sofrer depois de ser atendida por você pode dar muita dor de cabeça.

Uma cliente insatisfeita pode difamar sua marca e arruinar seu marketing. Ou até mesmo pode acontecer dela processar você e exigir uma indenização. São casos drásticos, sim, mas que, infelizmente podem acontecer.

Mesmo que a manicure sempre use material esterilizado, aprenda muito bem a técnica  e pratique muito, as unhas inflamadas podem acarretar complicações gravíssimas.

2. Estabeleça uma parceria

Se você é manicure iniciante, mesmo que tenha aprendido algo sobre unhas encravadas em seu curso, pode ser que não se sinta preparada para assumir um tratamento destes.

Neste caso, uma boa solução para não desapontar clientes é encontrar o contato de uma boa podóloga e estabelecer uma parceria.

Vocês podem trocar indicações de clientes ou até mesmo trabalhar juntas!

3. Corte a unha corretamente para evitar que encrave

Uma dica básica que toda manicure iniciante deve saber é que as unhas dos pés devem ter o corte reto. Ou seja, nunca se deve cortar os cantos das unhas, pois, esse tipo de corte favorece o encravamento. A seguir, confira exemplos de como cortar cada formato de unha.

Saiba mais:

4. Oriente a cliente para evitar a unha encravada

Além do corte reto e adequado para cada tipo de unha do pé, você pode dar algumas dicas para sua cliente que sofre com unhas encravadas.

A primeira coisa, e a mais importante, é evitar sapatos apertados.

Manter os pés limpos também é essencial, pois o suor e a sujeira aumentam as chances de infecções. Mas, é preciso saber a forma de dizer isso para a cliente, porque, dependendo de como isso é comunicado, pode ofender a freguesa.

Uma ótima opção é montar um pequeno kit de higienização dos pés e presentear as clientes. Pode ser algo simples com um creme, um sabonete líquido e uma pedra pomes, por exemplo.

5. Invista em capacitação técnica

Agora, se você faz questão de tratar as unhas encravadas de suas clientes, é preciso investir em uma graduação ou um curso técnico de podologia. Esta é a forma mais segura de aprender o passo a passo e proporcionar alívio para suas clientes com o mínimo de risco para a sua reputação profissional.

Enfim, conta pra gente nos comentários o que você acha desta história de manicure poder ou não tratar da unha encravada. Vamos conversar!

Além disso, se você é manicure iniciante, confira essas dicas de como aumentar a renda:

E não esqueça de seguir a Nati no Instagram! Assim, você fica por dentro das novidades.

Leave a Comment