autoclave

Autoclave: Tudo que você precisa saber antes de comprar

A autoclave é o aparelho de esterilização mais eficiente que existe. Utilizada por profissionais da área da saúde e estética, permite que as ferramentas de trabalho estejam livres de contaminação.

Apesar de ser um equipamento essencial para a manicure, a autoclave ainda é considerada uma das maiores conquistas da profissional.

Isso acontece devido a seu valor elevado. Mesmo assim, é um investimento essencial, ainda mais hoje em dia, pois as clientes estão cada vez mais exigentes.

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, atualmente é muito mais fácil de encontrar para comprar na internet.

Enfim, neste post você verá tudo que precisa saber antes de comprar a sua!

O que é autoclave?

A autoclave é o aparelho de esterilização mais eficaz para evitar contaminação das clientes por doenças. Ela funciona por meio de um sistema de vapor e elimina bactérias, vírus e fungos.

Para que serve a autoclave?

A autoclave serve para esterilizar os materiais de metal como alicates e espátulas por exemplo. É o equipamento indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).  Com o uso correto do aparelho, as clientes ficam protegidas de contaminação por doenças como micoses, hepatite B e C, bactérias e o vírus HIV (AIDS).

Como funciona?

Autoclave é um aparelho utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão. O sistema é parecido com o de uma panela de pressão comum, mas a autoclave exige um método específico de utilização. Geralmente, possuem programas de esterilização de 12 minutos que chegam a 134º C.

Como escolher a autoclave

Para escolher uma boa autoclave, você deve atentar para a quantidade de litros que ela comporta. Quanto mais litros tiver, mais kits podem ser esterilizados ao mesmo tempo. E, consequentemente, mais caro é o aparelho.

Também é importante pesquisar os valores e condições de pagamento, assim como o frete disponível em cada marca. Algumas vezes é possível conseguir até um brinde na hora da compra.

Busque aparelhos de marcas reconhecidas e pesquise indicações de outras manicures. Além disso, saiba se existe assistência técnica especializada em sua cidade.

Como utilizar autoclave passo a passo

como usar autoclave

Para realizar a esterilização, você vai precisar de uma autoclave, água destilada, separador de inox, envelope de esterilização, também conhecidos como sacos cirúrgicos ou embalagem de esterilização.

Preparação

A primeira etapa antes da esterilização, que é crucial e pode colocar todo o procedimento em risco se for ignorada, é a higienização prévia dos materiais.

Neste caso, como é uma coisa que você fará todos os dias, é importante ter um kit de limpeza específico para esta etapa. Desta forma, você vai precisar sempre de sabão líquido, uma escovinha (pode ser escova de dentes) e toalha limpa.

Assim, seja atenciosa na hora de lavar os alicates e espátulas, retirando a sujeira dos cantinhos. Depois, deixe tudo secar, posicionando os instrumentos sobre uma toalha limpa. Em seguida, passe álcool 70 em todos os instrumentos. Nunca utilize acetona no lugar do álcool.

Higienize também sua autoclave diariamente com sabão neutro e esponja.

Agora, veja o passo a passo:

  1. Primeiramente, coloque a quantidade correta de água destilada no compartimento interno da autoclave;
  2. Coloque o alicate e a espátula dentro do saquinho próprio para uso na autoclave e lacre;
  3. Depois, coloque as embalagens para esterilização dentro do aparelho;
  4. Se necessário, use um separador de inox para garantir que o vapor circule entre as embalagens;
  5. Então, programe a autoclave para o período de esterilização conforme as indicações do manual;
  6. Após o término do ciclo, abra a porta do equipamento lentamente e deixar de 5 a 10 minutos com a porta entreaberta antes de retirar os saquinhos de lá.

Atenção a estes detalhes

A disposição dos materiais não pode prejudicar a circulação do vapor. Então, sempre mantenha um espaço entre os pacotes. As dobras das embalagens devem ser posicionadas para baixo para facilitar a penetração do vapor. Evite encostar os saquinhos na superfície lateral ou superior do parelho.

As embalagens devem estar bem vedadas, sem apertar o conteúdo. Nunca utilize saquinhos com furos e remendos. Nunca sobrecarregue sua autoclave. Assim, ela funcionará mais tempo sem precisar de manutenção.

Após a esterilização, o material deve ser guardado em local limpo. Se houver umidade no pacote, provavelmente aconteceu algum problema no aparelho ou falha do usuário. É muito importante respeitar o tempo de secagem, que são os minutos em que a autoclave fica com a porta aberta esfriando. Caso aconteça algum problema, repita a operação.

Depois do processo de esterilização, o material deve ser usado em até 24 horas.

A autoclave deve permanecer bem fechada para evitar o risco de acidentes graves (as tampas podem se soltar violentamente). Nunca tente abrir a tampa da autoclave enquanto houver pressão. O vapor da despressurização pode provocar queimaduras graves. Caso haja queda de energia, o ciclo será interrompido automaticamente. Complete novamente o nível da água e reinicie o programa.

Para economizar, você pode adquirir rolos de embalagem para esterilização. Uma máquina seladora certamente será muito útil.

Como saber se os materiais foram esterilizados?

Se você é cliente e quer saber se a manicure faz a esterilização corretamente, confira sempre se os materiais estão em um saquinho próprio para esterilização. Eles devem estar lacrados e na lateral deve constar uma seta ou tarja cinza esverdeado. Essa marca aparece no saquinho apenas depois que ele é exposto a altas temperaturas.

Atenção na hora de comprar água destilada

Quando for adquirir a água destilada, observe atentamente o rótulo. Existe água destilada, desmineralizada ou desionizada. Compre a que é mais indicada para seu aparelho, conforme o manual.

Qual alicate pode ir na autoclave?

qual alicate pode ir na autoclave?

Tanto o alicate quanto a espátula e qualquer outra ferramenta cortante que vai na autoclave deve ser de aço inoxidável, pois este material não enferruja, escurece ou perde o fio. Como o aparelho esteriliza utilizando vapor quente, qualquer ferramenta que apresenta tendência a oxidação não será adequada.

Pode usar papel alumínio no lugar do saco cirúrgico?

Não é recomendável utilizar papel alumínio na autoclave, apenas na estufa. Já o algodão  pode ser usado na autoclave, porém, na estufa não é recomendado.

Usa-se o algodão somente na autoclave para evitar que o alicate fique cego. Caso queira fazer isso, enrole uma camada bem fina de algodão na ponta do alicate, e embale nos envelopes de esterilização normalmente.

Quais são as vantagens e desvantagens da autoclave?

Além de você evitar doenças como Hepatite e Aids, os seus clientes reconhecem quando um profissional busca a excelência em seus serviços. Assim, com certeza você terá cada vez mais clientes.

Além disso, a ANVISA recomenda o uso da autoclave, por isso, no caso de fiscalização, você evita problemas.

Enfim, a principal desvantagem da autoclave é o valor, mas, já existem muitos lugares que parcelam.

Autoclave ou estufa, qual a diferença?

A estufa para esterilização funciona com calor seco, já a autoclave produz vapor quente e pressão.

Para eliminar micro-organismos, a autoclave é mais eficiente. Inclusive, faz a esterilização em cerca de 15 a 20 minutos, contando com a higienização prévia. Já a estufa leva de 1 a 2 horas.

A autoclave aceita apenas produtos de aço inoxidável. Já na estufa, você pode colocar alicates e espátulas de aço carbono ou niquelado.

Autoclave portátil funciona mesmo?

A autoclave portátil funciona por meio da emissão de raios UV, que segundo os fabricantes elimina os micro-organismos. No entanto, tal produto não é reconhecido pela Anvisa.

Você é manicure? Então veja mais:

E não esqueça de seguir a Nati no Instagram para ficar por dentro das novidades.

Leave a Comment