1001 Segredinhos para UNHAS DE GEL Impecáveis

Os segredinhos para unhas de gel impecáveis vão te ajudar muito se você está começando a treinar, amiga linda.

Fazer unhas de gel, seja com acrigel, gel nas tips, banho de gel ou fibra de vidro, não importa a técnica específica, é algo complexo e cheio de detalhes. Aliás, os detalhes fazem toda a diferença na hora de aprender a fazer unhas de gel.

Por isso, fizemos uma pesquisa completa nos principais fóruns e consultamos profissionais especialistas para trazer para você as principais dicas e segredinhos para unhas de gel perfeitas! Preparada?

Então, vamos lá!

Os primeiros segredinhos para unhas de gel impecáveis

segredinhos para unhas de gel perfeitas

Bem, por onde começar? São tantos produtos e processos que é normal ficar um pouco perdida. Deste modo, preparamos uma lista básica de materiais que você vai precisar para começar a aprender os segredinhos das unhas de gel perfeitas.

Entenda os Produtos para Unhas em Gel, Acrigel, Gel nas Tips

Cabine UV ou LED

É a cabine que cura o gel e ativa o top coat. Para escolher, opte por uma de pelo menos 36 Wats ou mais. E cuidado com cabines de LED com poucas lâmpadas, elas não são fortes o suficiente.

Lixa manual ou Lixa Elétrica com brocas

São para fazer o acabamento e manutenção das unhas de gel. No caso da elétrica, dê preferência a motores de pelo menos 15.000 RPM.

Lixa de bloco

É usada para polir as unhas e dar acabamento.

Desidratador ou Bond Aid

Em unhas oleosas é preciso retirar a gordura e o excesso de umidade das unhas com este produto.

Primer

Ele é utilizado para dar maior fixação para as camadas de gel. O primer com ácido metacrílico abre as fibras da unha para que o gel penetre melhor na superfície, e é ideal para unhas oleosas. O primer sem ácido regula o PH da superfície da unha para que fique compatível com o gel, e desta forma, faça ligações químicas que fixam o produto.

Gel UV

Existem várias marcas no mercado, depois vamos tratar esse assunto mais profundamente, mas procure as cores que sejam mais próximas ao natural para começar, como nude, pink nude, etc.

Top coat UV

É um finalizador que também vai na cabine, pois é ativado por meio de raios UV.

Presilhas de curvatura

São prendedores de metal usados para modelar as unhas e fazer a curvatura em C ou normal.

Pincel de aplicação

Para aplicar o gel e outros produtos.

Moldes adesivos

No caso das unhas de acrílico e de gel, eles são colocados sobre a unha antes de aplicar a mistura acrílica.

Pó acrílico e monômero

Geralmente a manicure molha o pincel no monômero (produto com um cheiro bem forte) e depois coloca dentro do pó para formar a substância modeladora.

Tips

Se você vai modelar o gel em tips, precisa comprar muitas destas, é comum encontrar pacotes com 100. Se preferir, busque as que possuem curvatura em C.

Cortador de Tips

É preciso cortar porque as tips são usadas apenas para alongamento, por isso, nunca se usa uma inteira, a não ser em unhas super longas.

Cola

Para fixar as tips.

Cuidado com gel falsificado

Muitas manicures encontram marcas de gel mais baratas na internet. Mas, é preciso tomar cuidado com o chamado gel falsificado. Esses produtos  vêm com a embalagem similar a de marcas conhecidas e muito usadas, porém, quando você começa a usar, só tem dor de cabeça.

O gel falso geralmente escorre muito porque não tem consistência, demora muito mais para secar, muitas vezes nem seca, queima a unha da cliente dentro da cabine e também pode descolar.

Por isso, o segundo segredinho para unhas de gel perfeitas é: cuidado com as compras pela internet.

Dê preferência a lojas especializadas, preste muita atenção à embalagem do produto e, se possível, compre apenas de fornecedores indicados por alguém de confiança.

Assim como qualquer outro produto, quando falamos de gel, o barato sai caro!

O que fazer quando o gel queima?

É comum que o gel aqueça levemente. Porém, se o gel UV queima as unhas da cliente e chega a causar desespero nela, então isso é um péssimo sinal. Primeiro porque deve ser ruim para a cliente, afinal, quando o gel queima muito, a sensação é a mesma de encostar um ferro quente nos dedos.

Segundo porque quando o gel queima, significa que algo está muito errado. A principal causa costuma ser que o produto é de má qualidade.

Esse tipo de coisa não é normal, então, fique atenta!

Agora, aí vai mais um segredinho. Se o seu gel está esquentando e ainda tem muito na embalagem, como não desperdiçar o investimento? Bem, para isso, você vai precisar de mais tempo. Quando for curar o gel, é melhor dividir o período de secagem na cabine em menos tempo. Faça sessões de 3 em 3 segundos, por exemplo. Depois, espera esfriar, para coloca de novo.

Se você quer colocar em prática todos os segredinhos para unhas de gel impecáveis, então, terminando de usar o produto que queima, por favor, mude de marca!

Como melhorar a consistência do gel?

  • Gel muito duro: para amolecer, use secador de cabelo, ou uma gotinha de monômero, ou ainda, coloque um pouco de água quente dentro do suporte, embaixo do refil e deixe um pouco tampado para o calor fazer efeito. Essas dicas são ótimas para o frio;
  • Gel muito mole: para endurecer um pouco, você pode misturar com um pouquinho de pó acrílico ou colocar na geladeira, na parte de baixo, para não congelar.

Saiba como fazer uma boa curvatura da unha

segredinhos para unhas de gel perfeitas

Sem dúvidas, o principal segredinho para unhas de gel impecáveis aqui é esperar o gel esfriar para tirar a presilha das unhas da cliente. Se você tirar antes, a curvatura vai abrir demais. Porém, se você respeitar o tempo de cura do gel, as chances de ter uma unha de gel perfeita são muito maiores.

Para saber o tempo certo, você precisa testar, pois vai depender do gel e da cabine que você usa.

Na hora de aplicar o gel, procure colocar a unha na cabine com presilha após cada camada de gel, o tempo varia de acordo com a sua cabine e o gel que você usa, por isso, teste sempre. E não esqueça de esperar esfriar.

Outro segredinho muito útil para quem tem lixadeira elétrica é ajeitar a curvatura usando a broca. Para fazer, lixe a curva por baixo da unha.

Caso as clientes entre em contato falando que a curvatura da unha abriu, saiba que é normal abrir um pouquinho. Coisa pouca, mas abre. Afinal, mesmo após 48 horas o gel ainda está curando. Apenas fique preocupara de a abertura ficar muito evidente, prejudicando demais a estética do trabalho.

Entenda a função da curvatura C

Agora, uma coisa que sempre dá discussão é a curvatura em C. Tem gente que ama e gente que detesta. Por isso, é sempre bom perguntar para a cliente como ela quer a curvatura. Mesmo assim, é essencial saber que unhas mais curtas possuem menos curvatura, e que unhas mais longas, têm maior curvatura consequentemente.

Independente disso, é importante ter em mente que a curvatura aumenta a resistência das unhas de gel, pois este formato absorve os impactos causados pelas atividades diárias, evitando a quebra da unha.

Como saber o tempo de secagem do gel?

Não existe uma resposta única para esta pergunta. Isso acontece porque o tempo de cura do gel depende de vários fatores. A marca do gel, a potência da cabine e até a temperatura ambiente.

Mas atenção, use apenas cabines com 36w ou mais. As de 24w demoram mais para secar. Funcionam, mas seu trabalho ficará mais lento, diminuindo a sua produtividade.

Como evitar que a unhas de fibra de vidro quebre?

Na hora de fazer a unha, sempre procure hidratar bem a fibra de vidro com o gel para não quebrar. Molhe muito bem, principalmente nos cantos da unha. Fique atenta à umidade e oleosidade das unhas, nunca encoste o produto na cutícula e capriche na hora de lixar.

Como camuflar a fibra de vidro?

Algumas marcas de fibra possuem cerdas muito grossas, isso pode ser um problema para a camuflagem. Outra dica que você pode gostar é usar gel nude pink para esconder melhor as fibras.

Unhas de fibra de vidro: cutilagem antes ou depois?

O correto é depois, porque, devido a composição dos produtos, que contém ácido, a cutícula ajuda a proteger durante o alongamento. Por isso, empurre a cutícula com a espátula e retire com o alicate apenas após o alongamento.

Segredinhos para fazer unha de gel com tips

Para unhas de gel com tips, você precisa dar prioridade para o nivelamento perfeito. Desta forma, conforme a unha da cliente for crescendo, não ficará nenhuma linha evidente.

Passo a passo

Primeiro, faça a preparação da unha, lixando e nivelando. Depois aplique o primer e cole as tips na ponta da unha, cortando o excesso com o cortador de tips. No momento da colagem, segure bem para não entrar ar entre a unha postiça e a natural. Isso é essencial, pois o ar pode causar fungos e descolamento precoce. Em seguida, lixe bem para nivelar, e faça a capa base com uma camada de gel bem fina. Deixe curar. Faça, então, a pré-curvatura e o ponto de tensão, deixe secar totalmente o gel e lixe. Cuidado na hora de lixar as laterais. Para finalizar, aplique o primer na cutícula e o top colt.

Como fazer a manutenção das unhas de gel?

segredinhos para unhas de gel perfeitas

Lixamento Técnico

Geralmente, encontramos dicas sobre remoção do gel que orientam a colocar as unhas de molho com algodão embebido em removedor. Mas, infelizmente, isso pode enfraquecer a unha natural com o tempo. Por isso, o correto é fazer a remoção com lixa elétrica.

Para fazer uma boa manutenção retire o comprimento do alongamento com a broca de tungstênio de alta precisão no corte. Para isso, o motor tem deve estar na velocidade de 15.000 RPM. Na hora de lixar, jamais coloque pressão. Depois, lixe a parte superior da borda livre, com a mão leve sem fazer pressão, removendo 90% do gel. Lembre-se: não é correto e nem seguro remover 100% do gel da unha da cliente.

Gel removido, use a lixa manual para dar um nivelamento, sem esquecer a parte lateral. Dê o acabamento com a lixa bloco. Para finalizar, passe o primer e o top colt. Pronto, uma remoção correta sem danificar o leito ungueal.

Como evitar bolhas de ar no gel?

As bolhas de ar podem causar várias infecções nas unhas, causadas por fungos e bactérias. Por isso, é preciso fazer uma boa aplicação. Como fazer isso? A primeira coisa é mexer sempre devagar o produto sobre a unha. Além disso, é preciso sempre tirar qualquer bolinha que se formar.

Como evitar o descolamento das unhas de gel?

segredinhos para unhas de gel perfeitas

O segredinho principal neste caso é não deixar a esmaltação encostar na pele. Outra coisa que você precisa saber é que unhas oleosas precisam de desidratador, então, sempre faça uma boa preparação da unha. Unhas com o leito ungueal avermelhado tendem a ser mais oleosas. Além disso, o gel em volta da cutícula tem que estar mais fino.

Antes de iniciar o procedimento, sempre faça uma boa higienização. Ou seja, peça pra cliente lavar as mãos e secar muito bem. Na hora da aplicação, afaste bem a cutícula, não pode ficar nenhuma pelinha. Lixe levemente a unha com broca ou lixa manual.

Passe o desidratador, depois, o primer sem ácido se for unha normal. Se a unha for oleosa use o primer ácido. Mas, nunca use os dois, ou um, ou outro. Após isso, espere secar bem.

Passe a capa base e aí então comece o processo de alongamento.

O maior dos segredinhos para unhas de gel impecáveis

E aí, aprendeu muitos segredinhos para unhas de gel impecáveis? Bem, começar algo novo é sempre um desafio. É preciso treinar muito! Mesmo quando as coisas parecerem muito ruins, não desista. Quando desanimar, procure formas de se inspirar e continue.

Entre nos grupos de manicure nas redes sociais, peça ajuda, veja vídeos e leia sobre o assunto. Ninguém nasce sabendo e todo mundo morre aprendendo…

Se puder, faça um curso, vai praticando, peça para que sua mãe, irmã, qualquer pessoa, seja sua cobaia e treine muito.

Enfim, o maior dos segredinhos para unhas de gel perfeitas é: Só a prática leva à perfeição.

Se não tiver com quem treinar, faça em você mesma, nem que seja uma unha por dia.

E, antes de ir, veja só esses modelos e se inspire:

Veja, ainda, dicas de como conseguir um extra como manicure:

E siga a Nati no Instagram!

Leave a Comment