Como evitar unhas encravadas em mãos e pés – dicas de manicure

Mais comuns nos pés do que nas mãos, as unhas encravadas acontecem por diversos motivos. O uso de sapatos e luvas apertadas, falta de manicure,  trabalhos manuais que exijam força contra as unhas, esportes em que se usa muito os pés ou mãos em contato com bolas e outros acessórios e o principal de todos os motivos – o corte errado das unhas.

Quando cortadas de forma torta, as unhas tendem a crescer de maneira anormal, podendo chegar a um desenvolvimento em baixo da pele e causar dor intensa. Outra maneira não muito indicada é o corte muito curto. Isso aumenta o risco de as unhas dobrarem e penetrarem a ponta do dedo.

Como evitar

A principal dica para quem quer evitar unhas encravadas é o corte em linha reta. Isso evita que a unha cresça para o interior da pele.

Sapatos confortáveis também irão te ajudar, ainda mais se for atleta. Já para trabalhos manuais de contato e pressão com a unha, indica-se não cortar as unhas tão curtas e fazer o uso da lixa nas laterais em busca de evitar qualquer chance das unhas encravarem.

Se seu caso for o mais comum, que são as unhas encravadas nos dedos dos pés, tente ficar mais tempo descalço. Não existe forma melhor de aliviar a pressão sobre os dedos. Lembrando que homens tem as unhas mais grossas do que as mulheres, então é preciso cuidado redobrado!

Caso as unhas continuem encravando mesmo após realizar todas as dicas, o ideal é procurar um podólogo, pois só ele saberá o corte ideal para seu tipo de unha e os tratamentos necessários para que seus pés voltem a ficar lindos e saudáveis.

Veja Também

Deixe um Comentário