Equipamentos para ser manicure

O mercado estético cresce a cada dia no Brasil. São salões de beleza, clínicas de estéticas e profissionais como esteticistas, designers de sobrancelha, manicures e pedicures espalhados por todo país.

Alguns anos atrás para ser manicure não se exigia profissionalização. Mas no decorrer dos anos isso foi mudando, hoje, a preocupação com a limpeza do local, com os instrumentos que a profissional utiliza é muito grande. Além do que, o serviço de manicure e pedicure não se restringem somente a pintar as unhas e tirar cutículas. O serviço pode ser personalizando, com unhas de gel, nail art, entre outros.

Por ter se tornado um ramo muito requisitado, procurado e com um grande investimento, os salões investem cada dia mais em segurança dos seus clientes, isso inclui o vasto equipamento que as profissionais utilizam.

Agora você aprenderá quais são os equipamentos necessários para ser uma manicure e como utiliza-los.

Os equipamentos

Lixas de unha
As lixas são responsáveis por moldar a unha, seja ela com desenho redondo ou quadrado. Elas são grandes aliadas e essenciais para as manicures.

Algodão
O algodão, além de ajudar na retirada do esmalte, ele pode ajudar a amolecer a cutícula e tornar o processo mais rápido.

Tolhas de rosto
As toalhas vão estar constantemente em contato com os clientes, então é  importante usar uma toalha para cada cliente, assim você cuida da saúde e higiene dos seus clientes.

Alicate de unha
Os alicates de unha serão de extrema importância nos seus trabalhos, pois será com eles que você vai tirar as cutículas das clientes. Por conta de sempre estar em contato com a pele é importante manter esse material limpo e esterilizado. Outra opção é utilizar alicates descartáveis.

Há ainda dois tipos de alicate, sendo importante possuir os dois em seus equipamentos, são eles:

  • Curvo (para unhas dos pés)
  • Corte reto (para as unhas das mãos).

Outra dica importante é nunca utilizar o alicate para as mãos nos pés, e vice-versa.

Espátula de cutícula
Ela é responsável por empurrar a cutícula e deixá-la mais fácil de ser retirada.

Desencravador de unha
Não será tão comum utilizar esse equipamento, mas é essencial ter, uma vez que chegue uma cliente com unha encravada, você vai ter o equipamento em mãos. É importante que se tenha muitos, pois devem ser descartados após o uso.

Amolecedor de cutícula
É um “creminho” que se passa na cutícula para amolecê-las e coloca algodão em cima para ser mais eficaz. É um trabalho simples, mas importante.

Lixas de pés
Não precisa ter muitas, mas sempre que usar borrife álcool para desinfetar.

Luvas de látex
É bom usar sempre luvas em questão de segurança. As luvas protegem você e o seus clientes.

Hidratantes
Item indispensável para um salão de manicure, afinal, quem não gosta de uma hidratação? Tenha sempre hidratantes de pés e mãos.

Borrifador de álcool e de água
Álcool para esterilizar as mãos e água para limpar as unhas após a retirada das cutículas.

Acetona
Acetona para retirar os esmaltes sem danificar as unhas.

Muitos esmaltes e base
A maioria das mulheres prefere escolher a cor do esmalte no salão e gostam também de base, para deixar as unhas mais bonitas.

Bacia de água para mãos e pés.
As bacias vão servir para você colocar os pés e as mãos das clientes de molho, deixando assim as cutículas mais moles e fáceis de ser retiradas.

Agora que você já tem a lista de materiais em mãos pode começar a dar os primeiros passos dentro da profissão. Boa sorte!

Veja Também

Deixe um Comentário