Aprenda a cuidar das unhas dos pés de atletas – dicas de manicure

Praticar atividades físicas faz bem para o corpo e para a mente, independente da idade do praticante. Mas existem alguns esportes que, sem os devidos cuidados de manicure, podem ocasionar lesões. Competidores de atletismo, por exemplo, tem grandes chances de passar por problemas com as unhas dos pés.

Unhas Pretas

As famosas unhas pretas de atletas são um constante problema no atletismo, futebol e outros esportes que utilizam os pés. O que muita gente não sabe é que, na verdade, não é a unha que escurece, e sim o dedo. O tecido localizado abaixo da unha, que é rico em vasos sanguíneos, acaba escurecendo com o rompimento dos vasos após o trauma sofrido pelos constantes impactos da corrida.

O maior problema é que em alguns casos o sangue do rompimento extravasa com tanta pressão que pode ocasionar um descolamento da unha, o que faz com que ela caia.

Apesar da unha crescer novamente após um tempo, ninguém gosta de sair com os pés nessa condição, né? Então, caso você seja uma atleta de plantão, aproveite alguns cuidados que podem auxiliar na saúde das unhas em práticas de esportes:

O tênis certo

Vai correr? Escolha um tênis confortável! Calçados apertados são uma péssima escolha para quem quer praticar qualquer tipo de esporte. Uma boa dica é escolher um tênis pelo menos um número maior do que o habitual, pois os pés tendem a ficar mais inchados em exercícios.

Descanso

Tanto para as unhas como para os pés, o descanso é fundamental. Tire os tênis logo após terminar a pratica das atividades para que a pele possa respirar e descansar dos impactos recebidos durante os exercícios.

Unhas curtas

É muito importante manter as unhas dos pés bem curtas, pois unhas compridas, além de atrapalhar nas práticas que necessitam de tênis, tem grandes chances de quebrar com impactos, como chutes em bolas.

Muita calma nessa hora

Se mesmo com os cuidados, sua unha quebrou, ficou preta ou mesmo descolou, fique calma! Ela irá voltar logo. Só não esqueça de continuar com os cuidados para que ela fique saudável após o crescimento.

 

 

Veja Também

Deixe um Comentário