Aprenda a tirar manchas de esmalte das roupas

Que atire a primeira pedra quem nunca deixou cair uma gota de esmalte na roupa enquanto pintava as unhas! Utilizar esmaltes escuros é sinônimo de um visual incrível, mas um grande problema é quando entram em contato com tecidos. Mas nem tudo está perdido! Apesar das manchas de esmalte serem bastante intensas, é possível removê-las sem muito esforço mesmo se a roupa for branca. Por isso, separamos algumas dicas para tirar as manchas de esmalte de tecidos e poder salvar aquela peça vítima de acidente com o produto.

1. Acetona

Quem diria! A acetona, além de retirar o esmalte de nossas unhas, também é capaz de remover o produto de tecidos. Isso ocorre porque a solução é responsável por remover a pigmentação do esmalte, e com os cuidados devidos, ela também pode ser utilizada em roupas. Para retirar a mancha de esmalte, é necessário remover o excesso do produto, deixando apenas a mancha original no tecido. Então, com um auxílio de um pano, localizado abaixo da mancha, aplique a acetona através de algodão ou de um tecido úmido na roupa. A solução deve ser movimentada sobre a mancha até que ela desapareça por completo. Mas atenção: O processo só é válido se for realizado imediatamente após a derrubada de esmalte. Quando o produto seca, as chances que ele consiga ser removido com acetona diminuem.

2. Fixador de cabelo

Se não for possível retirar com a acetona, inverta o plano! Aplicando um fixador de cabelo, para o esmalte poder secar por completo no tecido. Esse processo auxilia na retirada manual do esmalte, pois quando forma uma casquinha, o produto pode ser removido com a unha. Aí, basta lavar normalmente para tirar os resíduos restantes. No entanto, o método não garante a remoção total da mancha. Por isso, sempre opte por ele apenas quando a utilização da acetona já estiver descartada.

Ao utilizar esses métodos de remoção de manchas, fique atento: Soluções como a acetona podem prejudicar o brilho da peça, às vezes causando até uma mancha maior. Por isso, busque utilizar o método em tecidos como o de algodão e linho. Em tecidos diferentes, como a seda, evite. Ao invés deles, busque a aplicação de éter ou álcool 90º, que podem retirar a mancha sem danificar a roupa. Em todas as aplicações, utilize um pano abaixo da mancha para que esta não seja transferida para o outro lado da peça.

Veja Também

Deixe um Comentário